Projeto ASAS  

Área de Soltura de Animais  Silvestres 

O Projeto ASAS (Área de Soltura de Animais Silvestres) é regulamentado pelo IBAMA e pelos órgãos ambientais estaduais, tendo como objetivo reintroduzir à natureza aves apreendidas em ações de combate ao tráfico e posse ilegal de aves silvestres.  

As aves apreendidas inicialmente são encaminhadas para o CETAS (Centro de Triagem de Animais Silvestres do Ibama) onde recebem os cuidados veterinários, sistema de marcação com anilhas, passam por um processo de quarentena e são avaliadas as suas possibilidades de reintrodução à natureza.

Se avaliadas aptas à reintrodução, as aves são enviadas à unidade do Projeto ASAS, onde passam por um processo inicial de aclimatação e adaptação, onde se exercitam para vôos e recebem alimentação  similar as que serão encontradas na natureza.

 

Após este processo, os viveiros são abertos e a alimentação passa a ser oferecida também fora do viveiro, para que as aves possam passar por este processo de transição. Progressivamente as aves vão se afastando cada vez mais, se inserindo no meio ambiente e ficando cada vez mais independentes, até que estejam totalmente reintroduzidas.   

Deseja que sua fazenda seja mais uma unidade do Projeto ASAS ? 

Entre em contato com o site Aves & Cia, pois teremos enorme prazer em lhe ajudar, oferecendo todas as orientações para que a sua fazenda se torne mais uma unidade do Projeto Asas do IBAMA.